ESTADO DE SÃO PAULO EM ALERTA MÁXIMO!
- Kayque Soares
- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Nas últimas semanas o estado de São Paulo vem passando por uma nova onda de casos da COVID-19, junto a um número assustador de óbitos. Obrigando o Estado a voltar à fase vermelha em todo seu território.

Há 10 dias consecutivos o estado de São Paulo vem batendo recordes negativos em números de casos, internações e óbitos, segundo os dados coletados por nós do IDUniversitário no dia (09) de março, de 2021 disponibilizado no site oficial da Secretaria Estadual da Saúde, o estado atualmente está com 19.657 pacientes hospitalizados, equivalente a 80,9% de toda sua capacidade. Esse é o maior número de leitos ocupados durante todo o período da pandemia. Os dados divulgados apontam que, a média móvel de novos casos da doença é de 10.466, totalizando assim 2.117.962 casos registrados até o momento. E os números de óbitos vem crescendo exponencialmente aos infectados, chegando aos 121 óbitos de média móvel, onde o Estado já atingiu a marca de 61.584 mil mortos durante toda a pandemia.
Com todos esses números alarmantes, o Governador do Estado de São paulo se pronunciou na quarta feira (03) em entrevista coletiva, para anunciar novas medidas restritivas e a implementação de um novo Lockdown, junto ao retrocesso da fase amarela, para a fase vermelha, onde todas essas novas mudanças entraram em vigor no sábado (07).
(Atualização 18/03/2021: Hoje o estado de São Paulo se encontra em uma nova fase emergência, conhecida como fase roxa. Novas medidas restritivas foram implementadas.)
Mas o que muda? Quais são as novas regras e cuidados que devemos ter?
Com o novo Lockdown instaurado para as 18 regiões do Estado, poderão funcionar apenas os serviços considerados essenciais, como: saúde, segurança pública e privada, construção civil, indústria, logística, abastecimento, transporte coletivo, comunicação social e serviços gerais. Em relação a bares e restaurantes, a faixa mais restritiva do Plano SP proíbe que eles prestem atendimento para consumo local. Também não podem ser realizados eventos, convenções, e prática de aulas presenciais em qualquer instância, junto a atividades culturais e outras atividades que gerem aglomeração. Todas essas proibições vão estar vigentes até dia 30 de março, mas podendo ser estendida caso seja necessário.
Dentre todas as regras, a grande mudança foi em relação a abertura de templos religiosos no período de Lockdown.
(Atualização 18/03/2021: Templos religiosos não iriam poder abrir suas portas até o fim dessa nova fase emergencial)
Mesmo com mudanças e novas regras, os órgãos de saúde relembram a todos, que as vacinações não irão parar nesta fase mais rígida do plano São Paulo, todas as pessoas que tenham entre 72 a 75 anos devem comparecer ao posto de saúde mais próximo para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19. E lembrando também a todos os cidadãos que continuem usando máscaras e lavando bem as mãos, e sempre higienizando com álcool em gel, e se possível fique em casa e pratique o distanciamento social.
Juntos iremos pôr um fim nessa pandemia.
Comments