top of page
  • iduniversitario

A perda precoce de Marília Mendonça


A música brasileira perdeu na última sexta-feira, 05 de novembro, a artista mais ouvida e aclamada do momento: Marília Mendonça. A rainha da sofrência morreu em um trágico acidente de avião, na cidade de Caratinga/MG, onde iria fazer um show naquela noite e deixou o país inteiro desconsolado com sua partida


Franklin Rocha



Como a letra de sua música diz: “Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”.

Todo o Brasil está sofrendo com a partida de Marília Mendonça, a rainha da sofrência. Partiu tão cedo e deixou-nos órfãos de novas canções apaixonadas, sofridas. Mas há uma frase do cantor Vander Lee, que também já partiu, que diz: Vai o artista, fica sua arte. E é isso. Ela foi, mas suas músicas serão lembradas e cantadas sempre, pois ela fez história na música, revolucionou.


Trajetória da Rainha


Marília explodiu para todo Brasil em 2015 com a música Infiel. No alto dos seus 18 anos, a jovem surpreendeu a todos com sua voz forte e letra que retratava uma história de traição fez a artista alcançar o topo das paradas de sucesso. Antes, ela já havia lançado a música Sentimento Louco, primeira a tocar nas rádios brasileiras, porém foi com a sua história de infidelidade que conquistou todo o país.


Mas antes de se lançar como cantora e se tornar esse fenômeno, Marília fez composições para diversos artistas do mundo sertanejo. A primeira delas foi aos 12 anos. A música Minha Herança foi gravada pela dupla João Neto e Frederico. Também são dela: Muito gelo, Pouco Whisky gravada por Wesley Safadão; Até Você Voltar, Cuida Bem Dela e A Flor e o Beija-flor de seus grandes amigos Henrique e Juliano, com quem gravou esta última e Impasse, sua primeira parceria no universo sertanejo.

Além das citadas acima, ela também escreveu É Com Ela Que Eu Estou de Cristiano Araújo; Calma de Jorge e Mateus e Ser Humano ou um Anjo para Matheus e Kauan.



Em 2014, lançou seu primeiro EP. Mas apenas em 2016, com a gravação e lançamento do seu primeiro DVD, Ao Vivo em Goiânia, que alcançou todos os cantos do Brasil. Ela trazia em suas letras, o olhar feminino para as relações amorosas e assim lançou o feminejo, revolucionando a indústria da música e alavancando outras mulheres como Naiara Azevedo, Paula Mattos, Maiara e Maraisa, Simone e Simaria, entre outras.

No ano seguinte, lançou o DVD Realidade. Todas as músicas da artista estavam nas paradas de sucesso. Deste trabalho se destacam; Eu Sei de Cor, De Quem é a Culpa, Traição Não Tem Perdão, Amante Não Tem Lar. Em decorrência de todo esse sucesso, foi indicada ao Gremmy Latino de 2017 na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Porém, não conquistou o prêmio.

Tal feito foi alcançado em 2019 com o DVD Todos Os Cantos. Levou o prêmio de Melhor Álbum de Música Sertaneja. Neste, Marília e sua equipe viajaram todo o Brasil, chegando de surpresa à uma capital, montavam o palco e saía nas ruas convidando o povo para ir ao show. Todos ficavam surpresos ao ver a artista. Reuniu multidões. Neste DVD, fez parceria com Leo Santana, com a música Apaixonadinha em Salvador; Gaab, intitulada de Intenção, em Brasília; e tantos outros sucessos como Ciumeira, Todo Mundo Vai Sofrer, Bem Pior Que Eu.


Mais recente, em parceria com a dupla Maiara e Maraisa, lançaram o Trabalho As Patroas. Iriam iniciar uma turnê por todo o Brasil com esse projeto. Maiara e Maraisa darão continuidade ao projeto. A música Todo Mundo Menos Você que faz parte desse novo álbum está no top 10 do Spotify. As irmãs anunciaram que voltarão com a agenda de shows a partir de 12 de novembro.


Durante a pandemia, Marília realizou uma live e foi a mais vista do planeta. O evento alcançou quase 4 milhões de visualizações simultâneas.

Marília será sempre lembrada por ter conseguido se destacar dentro do sertanejo, estilo que era predominantemente masculino. Deu voz à diversas mulheres. Retratou em suas letras aquilo que vivenciou e que muitas vivem. Que mulher também pode beber para afogar suas mágoas, enfim, seu legado será para sempre. Marília Mendonça será sempre lembrada como a Rainha da Sofrência. É triste pensar e imaginar como será daqui pra frente sem ela. Vamos ter que seguir em frente cantando suas músicas e lembrando do seu jeito. Vai ser Estranho? Com certeza. Mas de Quem é a Culpa? Dela mesmo por ter esse sorriso e essa voz incrível que nos arrebatou. Não vamos Superar a sua perda Marília, e vamos sentir muita saudade, muita saudade de você. Não Vamos Te Esquecer.


https://m.letras.mus.br/blog/biografia-marilia-mendonca/



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page