AS MUDANÇAS NA MODA MASCULINA E AS CELEBRIDADES QUE SE TORNARAM REFERÊNCIAS
- Isabelle Oliveira
- 6 de out. de 2021
- 7 min de leitura
Isabelle Oliveira
Ao longo dos anos a moda passou por muitas mudanças, e a moda masculina sem dúvidas passou por ousadas e drásticas transformações, é impossível ignorá-las, pois são visíveis não só nos tapetes vermelhos, mas também no nosso dia a dia, as grifes e celebridades disseminam cada vez mais a ideia de que a moda não precisa ter gênero e que todos devem usar o que quiserem, dessa forma, o guarda-roupa masculino cada vez mais se liberta de suas restrições.
Peças que antes eram vistas pelo ocidente como adequadas apenas ao guarda-roupa feminino, agora circulam pelo estilo masculino, é claro que ainda há grandes barreiras e preconceitos a serem quebrados, mas muitos artistas estão indo além dos limites impostos pela sociedade e usando tudo que podem e querem.
Além de peças muitas vezes consideradas femininas, o estilo masculino também se abriu para tornar o terno preto mais interessante, outros tecidos, mais cores, novos cortes. As grifes e os consumidores agora olham para os ternos como formas de expressão que podem ir muito além dos tons neutros e cortes simples. Veja um pouco sobre como peças e estilos foram incorporados na moda masculina e como artistas dos mais diversos meios se tornaram inspirações.
Grandes ícones da moda masculina

Foto Brian Duffy / Foto: Reprodução Internet
Mesmo que esse debate venha acontecendo com mais força agora, principalmente com o advento da internet, o uso de peças ousadas e femininas na moda masculina não é de hoje. Artistas como David Bowie e Prince construíram suas carreiras em cima de estilos extravagantes e ousados, ternos coloridos, brilhantes, estampados e justos, collants, e até mesmo saias e vestidos.
David Bowie se tornou um ícone da moda masculina, lembrado até hoje e servindo de inspiração para jovens artistas como Harry Styles. Bowie ficou marcado por elementos como suas maquiagens extravagantes, quem não se lembra da capa do álbum “Aladdin Sane” onde o cantor tem um raio desenhado no rosto e seu cabelo pintado de vermelho em um corte mullet!? Bowie também já usou um look composto por um vestido e botas de cano alto para a capa de seu álbum “The Man Who Sold the Word”. O artista abusava dos acessórios, indo de tapa-olhos a brincos de argola.
Prince também se divertia com seus ternos, praticamente todas as suas peças hoje são referências. O cantor unia alfaiataria a blusas de babados, peças de franjas, calças de cintura alta e muitas vezes o artista apenas dispensava a parte de cima dos looks. Um dos maiores “fashion moments” de Prince com certeza é seu conjunto roxo, usado na capa de seu álbum “Purple Rain”, o look também foi usado no clipe da música que leva o mesmo nome, assim como outras versões da mesma peça acompanharam o cantor durante a divulgação do projeto. Prince também era grande fã de acessórios como colares e chapéus, o cantor também usava saltos sem qualquer inibição.
O terno não precisa ser básico

Foto: Reprodução instagram / Foto: Getty Images
O terno ainda é a peça mais usada entre os homens quando precisam ir a um evento, mas não é por isso que ele precisa ser simples ou sem graça, como David Bowie e Prince já fizeram, outros jovens artistas também estão fazendo, ousando em ternos com estampas, cores e muito mais.
Harry Styles
O cantor pode não ter começado as mudanças na moda masculina, mas sem dúvidas é atualmente um dos nomes mais fortes e grande referência para homens que querem sair da zona de conforto na moda. Harry Styles foi o primeiro homem a estampar sozinho a capa da Vogue norte-americana e fez isso usando um vestido longo da grife italiana Gucci, Harry conseguiu o feito exatamente por ter se tornado um modelo de estilo masculino.
Desde que o cantor fazia parte do grupo “One Direction”, que se separou em 2015, ele já influenciava o estilo de muitos jovens, nessa época Harry apostava em um estilo menos extravagante e mais “alternativo”, usando calças skinny, botas, chapéus, camisetas mais simples e claro o cabelo longo, que foi seu companheiro durante a maior parte de seu período no grupo, mas com o início da carreira solo o cantor foi ultrapassando barreiras e investindo em um estilo mais excêntrico. O britânico é agora grande parceiro da Gucci, e com a grife usou alguns de seus melhores looks, Harry leva, principalmente para os palcos, um estilo muito parecido com o dos artistas já citados, através de ternos e conjuntos de alfaiataria em cores que normalmente não estão na paleta masculina, como o rosa, roxo e tons pastéis como azul e amarelo. O mais interessante nessa mudança de estilos é como ele conseguiu agradar uma nova geração, mantendo aqueles que já o acompanhava, mas também atraindo um novo público.
Timothée Chalamet
Queridinho de Hollywood, o ator Timothée Chalamet é também favorito na moda, neste ano foi um dos anfitriões do Met Gala, importante evento da indústria, a convite da editora chefe da revista Vogue, Anna Wintour. Chalamet alcançou sucesso após interpretar o jovem “Elio” no romance “Me Chame Pelo seu Nome”, e desde o começo da carreira foi destaque nos tapetes vermelhos pelo seu estilo que estava longe dos básicos ternos pretos, apresentado pela maioria dos atores, isso com certeza foi fator importante para consolidar a carreira do ator, além de seu claro talento nas telas.
Timothée não deixa os ternos de lado, mas é grande fã de cortes diferenciados, cores e estampas, assim como usa acessórios para tornar o look mais interessante e está quase sempre acompanhado de um coturno ou uma bota. Seu designer favorito parece ser o colombiano Haider Ackermann, ambos já tem uma relação de amizade e uma parceria forte na moda, o designer é responsável por alguns dos melhores momentos da ator nos tapetes vermelhos, como por exemplo, o terno cinza feito de seda, cetim e algodão que Timothée usou no Festival de Veneza. Após a passagem do ator pelo tapete vermelho as pesquisas pelo nome do estilista subiram 806%, segundo a revista Elle Brasil.
Saias e vestidos já não são apenas “coisa de menina”

Foto:Getty Images / Foto: Reprodução Instagram / Foto: Reprodução Instagram
Se você acompanha moda, então já deve ter visto que os vestidos e as saias entraram de vez no guarda-roupa masculino, celebridades já fazem uso das peças em tapetes vermelhos, apresentando versões cada vez mais ousadas e inovadoras. Se formos falar de realmente quebrar barreiras, preconceitos e apresentar novas possibilidades na moda masculina, então devemos falar de artistas que estão eliminando a ideia de gênero nas roupas, indo muito além dos ternos, e inspirando aqueles que querem mesmo investir em um estilo considerado “fora dos padrões”.
Billy Porter
É impossível falar de moda masculina e não falar de Billy Porter, o ator de “Pose” dominou os tapetes vermelhos de grande premiações e eventos com seus looks extremamente audaciosos e pouco vistos em artistas masculinos, Porter não se intimida em usar vestidos longos e volumosos, com cores vibrantes e cortes sensuais. Ele complementa seus looks com saltos altíssimos, bolsas e acessórios arrojados, além de entradas triunfais nos eventos, como ele sendo carregado pelo tapete vermelho do Met Gala em 2019.
No Oscar de 2019, quando usou um vestido de gala preto que brincava com a ideia de um terno masculino, feito pelo estilista Christian Siriano, o ator falou sobre seu estilo e a liberdade que sente através de suas roupas “Colocar esses saltos me faz sentir o mais masculino que já senti na minha vida. Foi empoderador deixar essa parte de mim livre”. Talvez Billy também merece uma capa da Vogue, pois sem dúvidas é um ícone da moda atual.
Lil Nas X
O rapper que fez grande sucesso com sua música “Old Town Road”, em parceria com o cantor Billy Ray Cyrus, não tem medo mostrar personalidade em seus looks, assumidamente gay, Lil enfrentou e enfrenta muitos preconceitos entre outros artistas do meio, o mesmo falou, através de suas redes sociais, que outros rappers não tem interesse em colaborar com ele, mesmo com as dificuldades que a indústria pode impor, o rapper não deixa de aparecer em seus clipes e em eventos com peças sensuais e também consideradas femininas, vestidos, calças justas, botas, tudo isso faz parte de quem é Lil Nas X. No Met Gala de 2021 o artista fez do tapete vermelho sua passarela, apresentando três looks feitos pela grife italiana Versace, com quem tem uma forte parceria.
O rapper não é do tipo que vai passar despercebido, com apenas 22 anos ele agrada a nova geração que anseia por homens que não estejam presos a convenções, especialmente no mundo do rap, que apesar de ser um estilo muito revolucionário e cercado de lutas sociais, infelizmente, ainda hoje, conta com artistas que fazem declarações públicas de homofobia. É também através da moda que Lil Nas X deixa sua marca e promove mudanças.
Kid Cudi
O cantor e rapper Kid Cudi é um artista extremamente respeitado na indústria, e não é apenas um amante da moda como também participa ativamente, contando com colaborações com marcas como a Adidas, com quem lançou mais recentemente o tênis “Vadawam 326”, uma homenagem a sua filha Vada, o tênis tem um design futurista, mas ainda assim, pode ser facilmente levado para looks do dia a dia. Além da parceria com a Adidas, Kid Cudi também já colaborou com a marca francesa A.P.C, e tem muitos outros trabalhos no universo da moda.
Além de suas parcerias, Kid Cudi tem um estilo próprio muito marcante, enquanto aposta em um estilo mais despojado e "street wear", o rapper também transita por peças como vestidos e saias, além de fazer referências aos anos 90 com frequência e celebrar seus ídolos através de suas roupas. Em apresentação no programa SNL, Kid Cudi usou um vestido floral da Off-White, marca sob direção criativa de Virgil Abloh, o vestido foi uma homenagem ao cantor Kurt Cobain que usou uma peça parecido durante um show, assim como na capa da revista “The Face” em 1993. Quando criticado pelo feito, o rapper respondeu apenas que não se importava com o que seus “haters” tinham a dizer.
Esse momento pode até ter sido o mais ousado do rapper, mas Kid Cudi sempre foi “fashion”, o rapper já usou um cropped durante uma apresentação em 2015, a peça foi muito comum entre os homens nas décadas de 80 e 90, mas depois deixou de fazer parte do guarda-roupa masculino, sendo mais aceito para as mulheres, mas Kid complementou o look com uma bermuda e não se importou.
Há muitos outros artistas que poderiam ser citados aqui, e merecem destaque por seus estilos, esta é uma seleção de apenas alguns nomes que vem conquistando o público e os críticos, se tornando inspirações para todos aqueles que veem a moda como uma oportunidade de se descobrir e de se divertir. É importante e visto com grande alegria a forma como barreiras são quebradas através da moda, que se mostra mais uma vez antenada ao seu tempo e disposta a causar impactos na sociedade, e é muito importante que existam pessoas que ocupam grande plataformas e estejam dispostas a participar dessas mudanças, moldando uma nova geração e servindo de inspiração para muitos. Como o próprio Kid Cudi disse, sua intenção através de seu vestido floral era dizer para as crianças que “elas podem ser elas mesmas e fazer o que quiserem”. E esperamos que esse seja o futuro na moda e na sociedade.
Comments