top of page

ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL DOS FUNCIONÁRIOS DURANTE PANDEMIA

  • Foto do escritor: Maria Fernanda
    Maria Fernanda
  • 24 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Como as empresas estão cuidando do psicológico dos funcionários no pós-covid



Maria Fernanda



Com a chegada da pandemia, muitas empresas tiveram que adotar o home office como meio de manter o funcionamento durante a quarentena, mas o que era para ser apenas alguns dias teve que se tornar algo fixo. Devido ao isolamento social, crise econômica, preocupações do dia a dia, especialmente com os cuidados para evitar o vírus, a saúde mental acaba ficando em segundo plano. E, infelizmente, isso pode afetar no desempenho dos funcionários, e as devidas precauções se tornarem prioridade nas empresas.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros têm

ansiedade, 9,3% da população, sendo o país com o maior número de pessoas com ansiedade no mundo. Isso ocorre devido ao estresse, pressões, inseguranças, sobrecarga, dentre vários outros fatores que ocorrem ou acontecem no decorrer da vida, mas muitos empregadores não oferecem nenhum benefício para que os colaboradores possam ter os devidos cuidados com o emocional. As crises de ansiedade podem se agravar e isso pode acarretar a algo mais sério, como depressão, fobia social, insônia, transtornos psicológicos, entre outros. O tratamento requer assistência médica, e é aí que as empresas entram para colaborar com o bem-estar de seus funcionários, pois o transtorno de ansiedade pode causar incapacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, tornando esse tema mais relevante.


Em uma pesquisa feita pela Kenoby, uma plataforma de recrutamento e seleção, ouviu 488 funcionários de RH pelo país, a maioria com 500 funcionários que atuam as empresas, e colheu dados entre fevereiro e março de 2021 para refletir em como as empresas estão

lidando com a saúde mental de seus servidores. Segundo os profissionais de RH, os conflitos e danos mentais no ambiente corporativo são por falta de diálogo da liderança. A pesquisa feita relata que 38,7% das empresas ainda não dispõem de uma atenção em relação à saúde emocional de seus empregados, mas que planejam adotar tais medidas de cuidado; 37,7% já incorporaram, e 23,6% não pretendem colocar como prioridade para este ano. A Ambev, empresa brasileira de produção de bebidas, disponibilizou um Guia de Saúde Mental para todos os cooperadores, com orientações sobre como cuidar da saúde mental, o que já é um grande avanço para a atual situação dos trabalhadores brasileiros.


Quais precauções podem ser tomadas? As empresas deveriam abordar o tema sobre o

bem-estar mental dentro das organizações, para os funcionários se sentirem confortáveis e

dispostos a mostrarem que precisam de assistência psicológica. Criar testes psicológicos para identificar algum transtorno mental, assim podem disponibilizar psicólogos que vão indicar e acompanhar o melhor tratamento.



 
 
 

1 Comment


leticia Oliveira
leticia Oliveira
Sep 24, 2021

Amei!!! Muito interessante, parabéns!!!

Like

          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page