Exposição fotográfica dos alunos dos cursos de comunicação social
- iduniversitario
- 11 de out. de 2021
- 8 min de leitura

Matheus Fleury
-Curso de Jornalismo
FishEye -O poder daprofundidade


“Falando um pouco das mesmas, estas fotos foram tiradas do meu prédio, com um FishEye, onde dá a impressão de profundidade nas fotos!! São fotos parecidas, mas são dos fundos do prédio e da frente também do mesmo. Elas foram tiradas de baixo pra cima e no efeito Monocromático, função tal que dispõe para as fotos tiradas de um Iphone!!”
Instagram: @fleuryyyyyyyyyyy
Milena Vitória da Silva Costa
-Curso de Design
Inabalável

“As duas fotos que escolhi são as que mais percebo diferença entre luz, ângulo e cores.
“A primeira foto que fiz, foi de um boneco de madeira. Usei uma luz fria para dar um contraste maior, as cores que aparece na foto são mais frias e neutras. O ângulo que usei na foto é mais de perfil, pegando o boneco que está levemente de lado.”
“O que eu mais gosto nessa foto é a diferença que a iluminação faz, o contraste que a luz deixa na foto.”
Brilho amarelo

“Na segunda foto já é o oposto da primeira. Ela tem mais cor, é mais saturada e tem tons quentes. O ângulo da foto valoriza o contraste ente a cor amarela das flores com o azul do céu. O amarelo das flores é o que mais fica em destaque, a luz natural do sol ajudou na hora de tirar a fotografia e a valorizar suas cores. O que mais gosto nessa foto é o contraste entre o amarelo das flores e o azul do céu. A saturação das cores também ajuda na harmonia da foto.
Todas as fotos são autorais e todas foram tiradas pelo celular. As fotos estão sem nenhuma edição.”
Victor Hideki
-Curso de Jornalismo
“São Paulo e o trânsito que não dorme"

“A 1° imagem é de um viaduto na Liberdade, com uma visão ampla da avenida, essa foto representa totalmente São Paulo, um dia mais nublado e molhado na terra da garoa, mas com o trânsito sempre movimentado, a flexibilização da quarentena anda deixando as ruas cada vez mais movimentadas.”
"Resistência rural no meio Urbano"

“A 2° imagem é de uma varanda na região da Mooca, uma imagem muito linda que representa São Paulo perfeitamente, em um dia nublado, nós conseguimos ver as poucas árvores na cidade, e a enorme quantidade de prédios, uma árvore linda e antiga sobrevivente a grande expansão urbana dos últimos tempos, e observa-se a vida que a árvore da a fotografia e o quanto chama atenção.”
Cristian Gonçalves
-Curso de Jornalismo

Amanhecer 6:13am
“As fortes cores no céu as 6:13 da manhã mostram a tonalidade de cor alaranjada do sol junto com as nuvens mostrando um lindo amanhecer em São Paulo.”
Caminhada em uma tarde sol

“Com as cores das árvores e gramados verdes sendo as principais de toda a foto, ela mostra um ambiente mais calmo e focado totalmente na natureza com poucas construções e apenas o asfalto seguindo até o fim da foto sem poder aonde ele se termina.”
Instagram: @cristian.goncalves7
Wesley Campos
-Curso de Jornalismo
Jacarandá-roxo

“Busquei trazer uma imagem com bastante cores, então tirei de uma área bem especifica do Parque Ibirapuera, onde se encontra a estátua "A PEGA DO PORCO" do escultor Ricardo Cipicchia. Na imagem contém uma profundidade alta de ângulo horizontal, pois tem vários pontos sendo focados. Juntamente com isso quis ter o objetivo de passar como a natureza se comporta desde ter suas arvores já grandes, quanto o crescimento de outras. Então destaque para o fundo da foto, onde se encontra as arvores de todos os tipos criando uma espécie de barreira para aquele local. Por fim, as cores que quis trazer, que foi muito o verde, pois remete a natureza viva. Dá a sensação de leveza no ambiente, e encontra partida observasse as outras plantas crescendo de vários tipos de cores dando um complemento e contrate na paisagem.”
Lago Rio Pinheiros

“Foto tirada do famoso Rio Pinheiros que toma bastante parte do Parque Ibirapuera. A foto produzida foi do ângulo horizontal, de profundidade alta, pois reproduz bastante pontos a serem observados na foto, com bastante luz. O primeiro objetivo foi realmente trazer a imagem do rio, porém, o que chama a atenção é o degrade que se cria com a tonalidade das cores das arvores na água, faz com que deixe parecendo artificial. Segundo objetivo foi trazer o formato das arvores que se cria em volta do rio, no fundo um pouco mais à esquerda observamos uma espécie de arvore que acredito que seja Samambaia pelo formato mais redonda de origem nativa da Índia, que pode atingir até 7 metros de altura. Por fim, novamente trazer as cores verdes, que transmite bastante leveza ao ambiente.”
Jardim da Pega do Porco

(Foto Extra) – “O objetivo dessa imagem foi trazer uns dos grupos de arvores nativas do Brasil. Essa representa o grupo Jacarandá-roxo, que faz parte da família das leguminosas como o pau-brasil. É uma árvore bastante especial não só pela sua cor de um lilás que transmite segundo a psicologia das cores uma espécie atmosfera serena, mas também, essa espécie é usada para tratar doenças como hepatite, entre outras. O plano foi horizontal, com profundidade alta, porém com foto na árvore Jacarandá-roxo.”
Instagram: @ws.comm
Maria Eduarda Oliveira Lima
-Curso de jornalismo
Caminhos do Paraíso

“Sempre descrevem o paraíso como um lugar claro e calmo. Acho que a imagem trouxe bastante desse sentimento. Uma calmaria, uma paz. Gostei bastante de como ficou bem iluminada e com profundidade, trazendo além de calma, uma felicidade branda. Acho que se existe algum paraíso, ele com certeza se parece com essa fotografia.”
Um Recomeço

“Essa foto me trouxe bastante melancolia. Acho que o entardecer, mesmo representando um novo começo, me traz um sentimento de tristeza. As coisas podem recomeçar, mas nem sempre serão como já foram algum dia.”
A Verdadeira Vista

(foto extra) - “Acho que o nome combinou bastante com a imagem. Estava procurando alguma paisagem bonita para tirar a foto. As pessoas sempre dizem como o tempo chuvoso é feio, mas acho que nessa foto prova-se o contrário. Pode se achar beleza em qualquer lugar, e apesar de eu estar toda molhada da chuva, consegui um momento de beleza, apreciando a vista e o cheiro de terra molhada.”
Instagram: @ma_loliv
Eduardo Silvério Mautone
-Curso de Designer
Um Embate Emblemático

“Inspiração na primeira aparição do Mysterio no gibi do do Homem - Aranha.”
“Busquei reproduzir a capa do Homem aranha de 1964 usando alguns dos meus bonecos, além de também usar os programas Photoshop e Ilustrator para criar a Capa do Gibi.”
A Pressa na Vida Cotidiana

“Percepção: Um olhar sobre a perspectiva linear e Captura de Movimento.”
“Busquei retratar na fotografia o uso de Linhas em perspectiva para dar a sensação de profundidade. E usei a Captura do Movimento, para dar a sensação de Velocidade e aproximação do Trem.
Instagram: @edumautone_art
Hélissa
-Curso de audiovisual
Floresta fria

“Visão sobre como somos pequenos diante da natureza e de como ela nos atinge.”
Chuva

“A folha se destaca num cenário frio mesmo que sem cores.”
Instagram:@helissaaa
Moema Muniz
-Curso de Produção Audivisual
O pequeno detalhe de um bosque grande.

“A minha ideia era captar uma imagem de um grande jardim que não é muito bonito, mas a pessoas acreditassem que a partir dessa foto fosse muito bonito.”
A Beleza do Pequeno

“Como algo tão pequeno...pode ser tão belo”
A Gota que cai

(foto extra) “Insistência em querer captar um momento, nesse caso, o escorrimento da gota da chuva em uma planta.”
A Gota que cai

(foto extra)- “Percebendo a dança da chuva ao cair no chão.”
Instagram: @moemaupinteriores
Vinicius Alexandre Guimarães da Cruz
-Curso de Jornalismo
Pôr do sol em São Bernardo

“Essa foto foi tirada com celular na vertical em um espaço aberto perto da minha casa em São Bernardo, a intensão era mostrar o lugar amplo com prédios ao fundo da imagem e pessoas caminhando e como faz alguns dias que não chove a vegetação do lugar está muito seca por isso as cores mais escuras e claro o faixo de luz que o pôr do sol deixou fica muito bonito em contraste com o prédio e uma pequena arvore no centro da imagem”
Lago do Ibirapuera

“Esta imagem foi tirada
com celular na horizontal
no parque Ibirapuera no
lago, minha intenção era
mostrar a profundidade
das nuvens em contraste
com o lago e claro o sol ao
fundo trazendo claridade
que reflete por toda a
imagem com as cores
também refletindo no lago
e um pouco de vegetação
ao redor do lago.”
Trilho do trem e a paisagem

“Está imagem foi tirada com celular na vertical em uma viagem que fiz com amigos a Paranapiacaba o foco central são os trilhos do trem e as cores mais escuras com um filtro do Instagram que deixou a imagem com uma impressão de foto antiga, a vegetação também se destaca, a cor do céu também deixou a imagem mais bonita visualmente e mais ao fundo podemos ver a torre do relógio da cidade.”
Torre do relógio Paranapiacaba

“Está imagem foi tirada com celular ainda na viagem a Paranapiacaba, dessa vez mais perto da torre do relógio da cidade e o ele é o foco da imagem em contraste com os trilhos do trem, as cores do trem e do céu se destacam e claro a vegetação se fez presente ao fundo da imagem”
Instagram: alex_viniciusdcruz
Ana Carolina Guimarães da Silva
-Curso de Produção Audiovisual
Central Park no Brasil

“Quando olho para essa vista desse angulo, um parque com várias arvores, lembro dos filmes em que aparecem o central parque que é um pouco de vegetação no meio de vários prédios, é um lugar onde podemos apreciar a vista e destacar esse contraste de vegetação e cidade.”
Caminho verde na civilização

“Nessa imagem podemos ver claramente um caminho indicado pelas pequenas pilastras verdes e dando a sensação de profundidade na foto e novamente mostrando mais arvores ao fundo pois elas simbolizam a vida e a evolução através dos tempos e dão uma sensação de tranquilidade.”
Lixo enquadrado

(Foto extra) - “Essa foto mostra de forma mais suavizada que o feio pode se tornar belo.”
Instagram: @ana_ayumi_16
Rafael de Araújo
-Curso de jornalismo
Que haja luz!

“Essa foto foi tirada na mesma rua, contudo, essa pequena área é um lugar para relaxar, um lugar pacífico. Então, ela é o oposto da outra foto. “
“A minha sensação ao tirar a foto é que sempre ao meio das trevas, haverá luz e não podemos deixar que ela se apague. O poste de luz que estava logo ao lado das árvores deu um brilho muito legal a foto. Não pensei duas vezes e tirei logo assim que vi!”
Aprisionado

“Essa foto foi tirada em uma rua sem saída perto de minha casa. Normalmente, quando estamos em uma rua sem saída nós sentimos presos, frio na barriga, escuridão, em geral e como se algo ruim fosse acontecer por ali, então quis trazer essa sensação.”
“A paisagem tinha uma vibe meio "dark" e também as palmeiras com folhas escuras trouxeram uma ideia muito legal para a foto, as nuvens negras e tudo isso colaborou para a foto sair assim.”
Instagram: @manorafaelxd
Leticia Pereira Hamzagic Carvalho
-Curso de Design
Esperança

“Quando tiro fotos da natureza, ou quando apenas a aprecio, não consigo parar de pensar em como ela cria desenhos incríveis e texturas admiráveis. Além de admiração, apreciar a natureza também nos traz outras emoções. No caso dessa foto, com o sol entre as nuvens, a emoção que tive foi de esperança, o que deu título à imagem.”
Coexistência

“Amo as cores das árvores, costumam ser cores vivas e alegres. Ao mesmo tempo, admiro a arquitetura e a capacidade de criarmos construções tão belas. Com essa foto, penso em como as duas podem coexistir. Não precisamos escolher uma ou outra. Espero o dia em que vamos aprender a viver essa harmonia.
Instagram: @21le_hamzagic11
Uiliam Grizafis
-Curso de jornalismo
Natureza na selva de pedra

“Nessa foto, em relação a profundidade, eu decidi desfocar a estrada, carros e árvores. Quis dar um tom verde para trazer calmaria no caos de São Paulo. Optei por focar em mim para dar a impressão de um ser pensante, meditativo em meio à turbulência da vida. Verde e meditação combinam.”
O verde da reflexão

“Sobre a profundidade, desfoquei as árvores para focar na primeira planta. A cor verde trás esperança, pureza e paz. O sol que bate no tronco das árvores e a sombra mostra o calor sendo suprimido pelas sombras das árvores.”
Instagram:@uiliamsg
Comments