top of page
  • Foto do escritorMaria Fernanda

MARK ZUCKERBERG E A MUDANÇA NO NOME DO FACEBOOK

O motivo pela modificação do nome da maior rede social do mundo


Maria Fernanda



Mark Zuckerberg é o criador da maior rede social do mundo, o Facebook. O próximo passo é investir mais de US$150 milhões em realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias, o metaverso, de onde vem o novo nome do Facebook, que agora é Meta.

O Facebook foi lançado no dia 04 de fevereiro de 2004 por estudantes da universidade de Harvard, dentre eles, claro, estava Mark Zuckerberg que desenvolveu tudo em seu próprio dormitório. Inicialmente o serviço só funcionava no campus. Atualmente, o Facebook é a rede social mais famosa e usada pelo mundo inteiro e possui mais de 2 bilhões de usuários ativos, tendo como principal objetivo a facilidade de poder conversar com os amigos, fazer compartilhamentos de fotos, vídeos e links.

O motivo da mudança para Meta

Você sabe o que é metaverso? Uma coisa que já foi vista em alguns filmes, como “Matrix” e “Jogador N°1”, agora poderá se tornar realidade. Essa é a meta de Mark Zuckerberg com a nova fase do Facebook, mas calma que o nome dessa grande rede não vai ser alterado, nem do WhatsApp e Instagram, apenas da controladora. A ideia do gênio que proporcionou para o mundo a facilidade de se comunicar é, segundo Zuckerberg, uma internet materializada, onde ao invés de visualizar o conteúdo, as pessoas vão estar nele. Para isso, vai ser necessário usar óculos para visualizar itens digitais e outros dispositivos nos quais a empresa trabalha para poder controlar esses itens. Isso lembra alguns episódios de “The Simpsons”, onde eles usam uma tecnologia avançada, assim como essa em que o criador do Facebook está prestes a nos proporcionar, ou seja, eles previram o futuro mais uma vez. Desta forma, o nome Meta, vem justamente de metaverso. Enfim, estamos no futuro.

No metaverso temos a realidade virtual e a realidade aumentada, mas o que seria essas realidades? Na realidade virtual, temos efeitos sonoros e visuais, que de uma maneira virtual simulam um ambiente real, isso é possível com o uso dos óculos VR (virtual reality).

Agora a realidade aumentada vai ser um grande passo da tecnologia, algo que já foi visto na ficção, enfim virá para o mundo real. A realidade aumentada permite que elementos em 3D sejam visíveis no mundo real, um grande exemplo é o Pokémon Go, mas sendo uma espécie de holograma saindo direto do smartphone. Será um grande avanço nas formas de interação no mundo.

Ainda não temos carros voadores, mas essa nova revolução da internet promete novas experiências para a população.



18 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page