O QUE RESERVA O GRANDE MAR DE AREIA CHAMADO DESERTO
- Editoria de Ciências
- 28 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Por: Alessandra Cunha & Gabriel Adelio
Que existem pirâmides isso já sabemos, mas o que mais podemos encontrar por lá

Imagem de domínio público
A todo momento as pessoas são apresentadas a novas descobertas ao redor do mundo, e a descoberta mais recente foi que no dia 3 deste mês (outubro) arqueólogos acharam 59 sarcófagos esquecidos a mais de 2,5 mil de anos. a notícia foi publicada pelo ministério do Turismo e Antiguidades, os sarcófagos foram encontrados no sítio arqueológico de Saqqara, sul do Cairo no Egito, possivelmente eles fazem parte da dinastia 26 de sacerdotes. A missão que teve como resultado a descoberta anunciada hoje que procurava por pistas dos antigos egípcios desde o ano de 2018, revelando que antes uma tumba com animais mumificados e também o local de descanso de Wahtye, um sacerdote que englobou a quinta dinastia.
Segundo os arqueólogos que encontraram essas antiguidades, os caixões tinham decoração e colocarão originais, o que e impressionante, pois mesmo após tanto tempo permaneceram da forma original. “ Essa é uma descoberta muito emocionante” disse Khaled Al Anani, ministro do Turismo e Antiguidades do Egito “Acho que é apenas o começo” Reforça ele.
Os sarcófagos foram encontrados empilhados uns em cima dos outros em uma profundidade de mais ou menos 11 metros na necrópole do deserto de Saqqara. A partir da primeira dinastia, há 5 mil anos, a região serviu de cemitério da antiga capital Mênfis e, por isso é onde se concentra a maior parte das pirâmides, tumbas e templos.
Os arqueólogos estão esperançosos de que nas próximas semanas vão descobrir não apenas a identidade dos donos dos sarcófagos, mas também encontrar outros caixões, artefatos e outras pistas que revelem mais sobre aquele período. Especialistas destacam que esse foi um marco em questão de quantidade de sarcófagos encontrados na mesma necrópole desde outubro do ano passado que o número máximo era de 30 caixões encontrados em Asasif na atual Luxor, sul do Egito.
FIQUE AINDA MAIS POR DENTRO DO ASSUNTO
E pra vocês ficarem ainda mais por dentro do assunto, aqui vai uma explicação do que são os sarcófagos e quais eram as suas finalidades.
A palavra sarcófago é atrelada a uma caixa ou ataúde em formato retangular, mas com a popularização do termo também ficou conhecido como sarcófago caixões em formato humano. utilizado para guardar e proteger os corpos que eram embalsamados e enfaixados, também conhecidos como múmias.
Sarcófago é uma palavra grega quem tem o significado de “comedor de carne” no sentido de se tratar de algo que serve para proteger a múmia que se é colocado nela. Antes do sarcófagos os corpos eram enterrados de maneira simples, colocados diretamente em contato com a areia quente do deserto. Religiosamente, o sarcófago servia para ser a "casa do ka" do morto (o ka era a força vital e sexual do indivíduo, para os Egípcios, a qual se podia manter na eternidade), além de preservar o corpo do defunto para a outra vida. Os Egípcios chamavam ao sarcófago de neb-ankh, "senhor da vida". Por isso davam à confeção do sarcófago uma elevada importância, tal como à sua "morada" construída para o albergar, o túmulo de onde seria depositado (o sarcófago). Eles também acreditavam que no mundo dos mortos, a pessoa precisaria de bens para poder se manter, por isso, além de sarcófagos, são encontradas outras coisas como por exemplo: anéis, pulseiras, correntes e entre outros objetos valiosos.
Os primeiros sarcófagos, há cerca de 3000 anos eram simples caixas de madeira ou tábua grossas onde eram colocado os corpos. Um sarcófago era uma funerária geralmente de pedra, colocada sobre o solo embora alguns fossem enterrados. No antigo Egito, se o morto fosse de classe alta, o corpo era geralmente mumificado e depositado nesse tipo de urna.
Geralmente demoram anos para serem encontradas essas raridades, pois como são práticas de mil anos atrás, o deserto (onde geralmente são encontradas) é imenso e a velocidade do tempo também colaborou para que sejam encobertas essas peças. fazendo com que assim fiquem ainda mais submersas em toda aquela infinidade de areia. Mas para a nossa sorte temos profissionais que trabalham dia e noite para que possamos ter a oportunidade de ficar ainda mais próximos e conhecermos ainda mais sobre as coisas que nos antecederam.
Comments