top of page

O RETORNO DE ADELE

  • Foto do escritor: Marcus Sousa
    Marcus Sousa
  • 1 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Marcus Sousa


Adele está de volta à indústria. Após dominar as paradas musicais em 2015 com o hit “Hello” e quebrar seus próprios recordes ao lançar o álbum “25”, a cantora retorna aos holofotes do planeta com a canção “Easy on Me”, carro-chefe de seu mais novo projeto: “30”.


Para celebrar o lançamento, o ID Universitário relembra sua trajetória e destaca os principais momentos de sua carreira.

19 (2008)




Lançado em 28 de janeiro daquele ano, o projeto foi o pontapé inicial para a artista. Após se formar na BRIT School for Performing Arts & Technology, a cantora gravou três canções demo para um projeto de classe e passou o material para um amigo. O colega então publicou as músicas no antigo MySpace, o conteúdo ganhou visibilidade e gerou interesse da XL Recordings, gravadora que a assina até hoje.

As letras do álbum relatam as desilusões amorosas durante a época em que tinha 19 anos – algo que se tornou padrão para Adele já que ela nomeia seus projetos mediante à idade que tinha quando vivenciou tais situações.


O material foi bem recebido pela crítica especializada que elogiou sua voz, conta com os singles “Hometown Glory”, “Chasing Pavements”, “Cold Shoulder” e “Make You Feel My Love” e trouxe para a vocalista os Grammys de Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Feminina.


21 (2011)



O divisor de águas. Em 24 de janeiro de 2011, chegava às lojas de todo o mundo aquele que se tornaria o álbum mais vendido do século XXI. Se em seu projeto de estreia Adele já encantava os que a ouviam, com seu segundo álbum a cantora impressionou o mundo inteiro. Não há quem não reconheça a melancólica melodia de “Someone Like You” ou não cante fortemente os refrões de “Rolling in the Deep” e “Set Fire to the Rain”.


Após o lançamento, a carreira da musicista foi catapultada e atingiu o estrelato mundial. Com apresentações marcadas pela presença de um piano e microfone, a britânica se fez conhecida ao redor de todo o planeta e os números não mentem: são mais de 31 milhões de cópias vendidas mundialmente e 3 músicas no primeiro lugar da Billboard Hot 100, principal parada musical do globo.


Além do sucesso em vendas, a era também foi apreciada pela crítica e venceu todas as 6 indicações que recebeu no Grammy de 2011, entre elas as de Melhor Música, Gravação e Álbum do Ano. No ano seguinte, ela venceu ainda a categoria de Melhor Performance Solo Pop.


Foi durante este período em sua trajetória que a estante da profissional recebeu a estatueta mais almejada da indústria. Ao cantar a canção tema do filme “007: Operação Skyfall'', Adele levou para casa o Oscar de Melhor Canção Original e consagrou seu nome também no cinema.


25 (2015)


Após uma pausa depois de um estrondoso sucesso, a cantora anunciou seu retorno à música dizendo apenas uma palavra: "Olá". No fim de 2015, o mundo parou para assistir um comercial com fundo preto e texto branco que anunciava as primeiras estrofes de “Hello”, um dos momentos mais marcantes dos últimos anos na cultura pop.


Lançado em 20 de novembro daquele ano, o material é um de seus trabalhos mais pessoais e passeia por momentos íntimos de sua vida, tais como a melancolia trazida pela fama como canta em “Million Years Ago” e a tristeza de perder a intimidade com antigos conhecidos com o passar dos anos como relata em “When We Were Young”.


Outra vez, Adele viu seu nome atrelado a mais um álbum de sucesso crítico e comercial. Os números foram novamente grandiosos e estabeleceram a artista como um titã da indústria musical. No Grammy daquele ano, mais uma vez ela venceu todas as categorias em que foi indicada, levou para casa o prêmio de Álbum do Ano e atingiu a marca de 15 estatuetas.


30 (2021)


Após um grande intervalo – o maior até então - , Adele retorna já com um grande sucesso. No Spotify, o single “Easy on Me” foi reproduzido 24 milhões de vezes apenas no dia de seu lançamento. Já o videoclipe recebeu mais de 40 milhões de visualizações no mesmo período no YouTube.


Sobre a nova fase, a artista declara que nunca se sentiu mais em paz em toda a sua vida e esta alegria intensifica o anseio pelo novo álbum que chega aos ouvidos do mundo no dia 19 de novembro e promete nos encantar mais uma vez.

 
 
 

Comments


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page