top of page

O SURGIMENTO DO ANIME E SEU GRANDE SUCESSO

  • Foto do escritor: Maria Fernanda
    Maria Fernanda
  • 26 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Como foi a trajetória desta tão conhecida e adorada animação




Maria Fernanda



Anime, animê em português, é uma palavra de origem japonesa que serviu de substituição da palavra japanimation, por volta dos anos 80, que se refere a animações em geral, que podem conter gêneros variados como drama, romance, terror, mitologia, etc. Essas animações eram inicialmente desenhos feitos a mão, mas com o passar dos avanços tecnológicos passaram a ser computadorizados. Em 1907, um curta de apenas 3 segundos surgiu para ser a primeira animação japonesa realizada, chamado “Katsudo Shashin”, de autor desconhecido. Já o primeiro filme animado em cores e o primeiro produzido para a televisão, lançado em 1958, foi “A Lenda da Serpente Branca”, do diretor Taiji Yabushita. O curta “Katsudo Shashin” pode ser encontrado no YouTube.

A maioria dos animes são versões animadas de mangá e quadrinhos japoneses. O mangá surgiu em 1814, com ilustrações e caricaturas sobre a cultura japonesa. Mas o quadrinho japonês conhecido atualmente com personagens de expressões exageradas, linhas de velocidade, que são elementos metalinguísticos; foram uma criação do mangaká Osamu Tezuka, o qual definiu essas características nos mangás. Com isso, Tezuka é considerado um “Deus Mangá”, pois foi através de seus mangás que as animações passaram a ter um grande reconhecimento, mesmo com a existência de outras animações antes inspiradas nos quadrinhos de Tezuka. Uma de suas grandes obras foi o “Astro Boy”, que era um mangá e passou a ser um anime, a primeira série animada da TV japonesa, em 1963.

Os mangás são conhecidos e automaticamente identificados pelo modo como ele deve ser lido, que é de trás pra frente, e geralmente os desenhos estão em preto e branco, sendo algumas das características mais conhecidas dos mangás. Mas afinal, por que elas são assim? No Japão a escrita e a leitura vão da direita para a esquerda, e de cima para baixo, é um pouco confuso, mas é assim que a leitura é feita por lá e os mangás são originalmente feitos pelos japoneses. Enquanto as cores são em preto e branco devido ao custo baixo para a produção e de folhas de jornal para a publicação. Outras características importantes dos animes e dos mangás são seus grandes olhos, redondos e bem definidos, com chamativas cores e cheios de brilho para causar uma certa emoção nos personagens.



O animê e o mangá no Brasil

Os animes foram aparecer no Brasil no final dos anos 60, pela TV Tupi e Record, com animações ainda em preto e branco como “O Oitavo Homem”, por exemplo. Mas foi na TV Manchete que o animê teve seu reconhecimento no Brasil, com a estreia do tão aclamado “Os Cavaleiros do Zodíaco”, em 1994. O canal também apresentou outras animações japonesas após o sucesso da série anterior. Infelizmente por volta de 1999 a rede saiu do ar. Ainda assim, com o grande sucesso de “Os Cavaleiros do Zodíaco”, foi o suficiente para o animê se expandir pelo país, pois a TV aberta (Band, Record, SBT, Globo) passou a exibir animações clássicas como Pokémon, Digimon, Dragon Ball Z e Naruto. A infância de muitos, não é mesmo?



O primeiro mangá lançado no Brasil, foi o “Lobo Solitário”, em 1988, com uma adaptação para a leitura ocidental. Foi com Dragon Ball que os mangás começaram a vir no seu estilo original e lidos de trás pra frente, em 2000. Foi com esse surgimento e a febre que tudo isso teve no Brasil, de mangás e animês, que o termo “Otaku” surgiu, que significa ser muito fã de algo, não importa o que, no Japão, para os brasileiros e na cultura ocidental está ligado aos fãs de animes, mangás, games, cosplay. Hoje em dia existem diversos eventos anuais direcionados a esse público.


Animes mais populares

A lista é bem grande, pois os animes hoje em dia são extremamente conhecidos, isso não pode ser negado, mas aqui estão os mais famosos, queridos e conhecidos de muita gente: Astro Boy, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto, Naruto Shippuden, Pokémon, Digimon, Death Note, Boku no Hero Academia, Samurai X, One Piece e One-Punch Man. E os filmes são: A Viagem de Chihiro, Túmulo dos Vagalumes, Your Name, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro, O Conto da Princesa Kaguya e Akira.


Foto Divulgação:



 
 
 

Comments


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page