OS DESTAQUES DAS SEMANAS DE MODA PELO MUNDO
- iduniversitario
- 24 de mar. de 2021
- 5 min de leitura
Isabelle Oliveira
A semana de moda começou no dia 15/01 com as apresentações de moda masculina em Milão, como todos os anos as apresentações ocorreram em Milão, Paris, Nova York e Londres, respectivamente. Com o mundo ainda lidando com a Covid-19 os desfiles precisaram se adaptar a situação atual.
AS APRESENTAÇÕES DURANTE PANDEMIA
Londres durante a semana de moda passava por um terceiro lockdown, que começou a ser flexibilizado em 8 de Março, impedindo a realização de desfiles com público, e precisou realizar todas as apresentações de forma online, sendo disponibilizadas no site oficial do evento ( https://londonfashionweek.co.uk/ ), a edição também aproveitou a plataforma online para criar conteúdos extras como podcasts e entrevistas com designers, além de contar com e-commerces. A semana de moda de Nova York (NYFW.com) e Paris (https://parisfashionweek.fhcm.paris/en/calendar/) também disponibilizaram desfiles nos sites dos eventos. Com a indisponibilidade de desfiles físicos com público, muitas grifes realizaram transmissão ao vivo em seus canais de mídia, como o YouTube, e realizaram gravações de curtas e vídeos mostrando a construção de suas coleções.
Além da semana de moda Ready-to-wear, também foi realizada entre os dias 25 e 28 de Janeiro a Semana de Alta Costura, com apresentações também à distância aqui algumas marcas também realizaram desfiles sem público e transmitiram ao vivo, enquanto outras optaram por vídeos pré-gravados, que ficaram disponíveis no site oficial do vento (https://hautecouture.fhcm.paris/en/calendar/).
Ainda que algumas marcas tenham optado por realizar suas apresentações mesmo durante o momento de pandemia, a Semana de Moda contou com desfalques, alguns preferiram adiar suas apresentações, como foi o caso de Gucci, Bottega Veneta, Balenciaga, Saint Laurent e Alexander McQueen na Europa e Calvin Klein, Marc Jacobs e Ralph Lauren em Nova York, que optaram por apresentar suas coleções em datas diversas.
DESTAQUES DA SEMANA DE ALTA COSTURA
- SCHIAPARELLI:
A Alta Costura com certeza é a semana de moda favorita daqueles que gostam de ver grandes criações, nesta edição o destaque ficou com a grife Schiaparelli, o diretor criativo Daniel Roseberry apresentou mais uma de suas coleções ousadas que podem ser comparadas a obras de arte, nas peças apresentadas, Schiaparelli fez referência aos corpos humanos, suas formas, e ao surrealismo.

Foto: Schiaparelli (Reprodução):
https://br.pinterest.com/pin/219128338108681701/
Confira a coleção: https://youtu.be/XxykzhKwOL4
- VALENTINO
Valentino não ficou para trás, o diretor criativo Pierpaolo Piccioli sempre deixa a todos ansiosos por suas apresentações, pois costuma entregar coleções de tirar o fôlego, dessa vez não foi diferente, o desfile sem público foi realizado na Galeria Colonna, a galeria principal dos conjuntos palaciais do Palazzo Colonna, em Roma. A coleção apresentada trouxe cores neon e peças com formas geométricas bem marcadas.

https://br.pinterest.com/pin/133348838956113387/ - Valentino (Reprodução)
Confira a coleção: https://youtu.be/nPRv2L_qON8
- FENDI
Outra apresentação bastante aguardada nesta edição de Alta Costura foi a da Fendi, pois seria a estréia de Kim Jones como diretor criativo da grife, substituindo a lenda Karl Lagerfeld , falecido em 2019. Para seu desfile Jones não poupou nomes, e contou com Demi Moore, Naomi Campbel e Kate Moss desfilando na passarela. A coleção trouxe uma áurea mística no cenário e nas peças, inspiradas pela literatura.

Foto: Fendi (Reprodução): https://www.fendi.com/us/woman/highlights/fendi-haute-couture/fendi-haute-couture-looks/?look=look-df56219d-d4ea-4916-a6cf-42bedaa0f972
Confira a coleção: https://youtu.be/gG8GBQDw5PA
DESTAQUES DA SEMANA DE MODA READY-TO-WEAR
- FENDI
Após sua estréia na Alta Costura, Kim Jones apresentou sua primeira coleção prêt-à-porter sob o comando da Fendi, ele repetiu o cenário usado na apresentação da coleção de alta costura, constituído por vitrines que formavam a letra F, desta vez decoradas com objetos que faziam referência a cultura Romana, como estátuas foi em Roma que a Fendi foi criada. A paleta de cores da coleção parece fazer referência clara a própria marca, em sua estréia Jones realizou um tributo a própria grife e as mulheres, que são herdeiras da mesma, usando nas peças tons neutros como bege, branco, preto e cinza, a coleção contou principalmente com casacos de pele, reaproveitadas de coleções anteriores, peças acetinadas e conjuntos top crop.
Confira a coleção: https://youtu.be/bkWTuZzspEw
- SCHIAPARELLI
Quem também merece ser citado novamente é Schiaparelli, que fez de sua coleção prêt-à-porter uma versão mais simplificada e acessível para o dia-a-dia da coleção apresentada na semana de Alta Costura, mas não se engane, a coleção tem tanta beleza quanto a apresentada na semana anterior, seguindo o mesmo conceito surrealista, a coleção traz casacos ousados, cardigans com estampas de tweed e muitos detalhes e acessórios em dourado nas peças que seguem majoritariamente os tons de preto e branco.
Confira a coleção: https://youtu.be/Vh-s2xwy8UY
- PRADA
Na apresentação da segunda coleção feminina, comandado pela dupla Miuccia Prada e Raf Simons, Prada nos entregou peças com estampas ousadas e psicodélicas bem pontuadas, especialmente nos acessórios como os sapatos. A coleção contou também com casados, alguns brilhosos, alguns felpudos, outros com cores fortes, como uma forma de trazer um ar festivo para uma peça que muitas vezes pode ser formal, e claro que não poderia faltar uma boa alfaiataria no desfile da Prada, e ela está lá combinada com estampas, recortes e formas nada justas no corpo.
Confira a coleção: https://youtu.be/yKw39s55vOM
-VERSACE
Em sua coleção Outono/Inverno, Versace apresentou para o mundo sua nova padronagem que irá estampar suas peças a partir de agora. Ela é mais geométrica, parecendo mais moderna, e feita com o intuito de aumentar as vendas da marca, indo então de encontro à onda dos logos que estampam as peças de várias grifes e parecem atrair o público. A coleção traz na maioria das peças o novo design como estampa, como é a cara da Versace as peças são joviais, vestidos bem curtos, em cores fortes como rosa e amarelo dando um ar bastante divertido, mas então a coleção fica mais sombria com conjuntos todo em preto, ainda assim mantendo uma estética jovem. O destaque está nos acessórios, as fotos dos sapatos com enormes plataformas estavam por toda a internet, elas fazem os sapatos parecerem com os usados pelas icônicas personagens de desenho animado Bratz.
Confira a coleção: https://youtu.be/DwMnjf_uDb4
- TENDÊNCIAS QUE AS SEMANAS DE MODA TROUXERAM
Quando acaba a semana de moda, o que sobra é avaliar o que tem potencial para se tornar forte fora das passarelas. Olhando as coleções apresentadas, os destaques estão nos acessórios, os lenços apareceram nos desfiles da Versace e Dior quase como peça principal, então não canse deles depois de tanto vê-los no BBB, pois a tendência parece estar apenas começando.
Também devemos ficar de olho nas plataformas, Schiaparelli colocou as mais enormes em seus sapatos, Versace, como já citado, as trouxe nos saltos, botas e coturnos, e fez com que os sapatos parecessem de bonecas, enquanto Valentino levou para as passarelas botas que com certeza a Lady Gaga vai querer usar.
Podemos dizer também que as cores vibrantes prometem, Valentino criou sua coleção quase que toda com toques de Neon, e novamente a Versace, com seus mini vestidos em vivos tons de rosa, amarelo e laranja, Prada também nos mostrou casacos bastante coloridos. Então se está pensando em como montar seu guarda roupa para a próxima temporada fique atento nessas tendências.
parabens isa, otimo trabalho !!!!