top of page

Pandemia e último ano letivo

  • Foto do escritor: Julia Ximenes
    Julia Ximenes
  • 5 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de out. de 2020


O Conselho retirou esse ano que atividades e aulas não presenciais sejam validadas como carga horária por conta da pandemia.



Imagem de domínio público


O último ano letivo é o ano mais esperado da faculdade inteira, além de abordar comemorações de uma etapa concluída, é o ano em que os alunos escolhem qual área seguir dentro do curso, para qual caminho dentro desse segmento andar, e pode-se dizer que é uma pessoa com curso superior completo. Porém, com a pandemia que se alastrou no mundo em 2020, todos tiveram que se adaptar, até planos e aulas e as voltas às aulas não devem ser apressadas de acordo com as instituições educacionais.


Será que flexibilizar seria necessário? Visto que a maioria dos alunos apontam que não tirar bom proveito das aulas desse ano, e visto que o último ano que é um ano altamente decisivo para todos os alunos, vai ser dessa maneira, espaçada e pouco prática. De acordo com a Agência Brasil:



“A Lei nº 14.040/2020 foi publicada hoje (19/09/2020) no Diário Oficial da União (DOU) com seis vetos. A medida desobriga as escolas de educação básica e as universidades de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano, em razão da pandemia da covid-19. O texto, originado da Medida Provisória nº 934/2020, havia sido aprovado no Congresso no dia 23 de julho e foi sancionado na noite do dia (18) pelo presidente Jair Bolsonaro. Os vetos serão analisados pelos parlamentares, que poderão mantê-los ou derrubá-los. Quatro dos dispositivos vetados por Bolsonaro - parágrafos 7º e 8º do Artigo 2º e parágrafos 1º e 2º do Artigo 6º. - Diz respeito à obrigatoriedade da União em prestar assistência técnica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal para a oferta aulas e atividades pedagógicas a distância e para implementar as medidas sanitárias necessárias ao retorno às atividades presenciais.”



Muitos estudantes ficaram confusos nesse ano, principalmente quem é do último semestre, alguns graduandos foram entrevistados e compartilharam suas opiniões.


A representante do último semestre do curso de Pedagogia, Nathalia Silveira, apontou que não sentiu tanto a dificuldade no aprendizado:


O fato de o último ano ter sido à distância interfere em algo no aprendizado?


“Eu acho que o ensino ter sido à distância não dificultou o aprendizado, mas dificultou um pouco a questão de sanar dúvidas com relação a projetos muito importantes como estágio e TCC. A coordenação e os professores estavam dispostos a ajudar, mas a comunicação pelo celular é totalmente diferente de uma orientação presencial.”


Os TCCs serão apresentados? Se sim, como?


“O que nos foi informado é que seria necessário aguardar as orientações do governo. Caso não voltem às aulas presenciais, os TCCs serão apresentados on-line.”


Pode-se dizer que para um "fechamento de aprendizado" a quarentena afetou os alunos?


“Como eu disse, nas matérias normais, não tivemos dificuldades, tirando é claro imprevistos que acontecem como internet ruim, dificuldade de acesso, as aulas normais foram tranquilas e os professores sempre atentos e dispostos a ajudar. O que realmente interferiu, e foi muito difícil, foi em relação às orientações quanto ao TCC. Dúvidas que surgiam e a gente não tinha um respaldo de um professor ali no momento, ter que aguardar prazos de até sete dias do tutor on-line.”


Já para alguns alunos do último semestre de Jornalismo, o ensino à distância teve grande impacto no aprendizado. Conversamos com o Paulo Giamarusti e com a Franciane Alencar e ambos sentiram as consequências do EAD no último ano de ensino.


O fato de o último ano ter sido à distância interfere em algo no aprendizado?


Paulo - “Não tivemos aulas práticas e isso nos prejudicou demais. Mesmo sabendo que os professores e os coordenadores, primeiro o Diego (antigo coordenador das aulas de Comunicação) e agora a Cristina (atual coordenadora das aulas de Comunicação), se esforçam para superar esse problema, ter aula à distância é bem ruim em alguns casos.”

Franciane - “Sim! Já que algumas das matérias seriam práticas, e as aulas práticas são fundamentais.”


Os TCCs serão apresentados? Se sim, como?


Paulo - “Não serão apresentados. Serão apenas entregues.”


Os alunos se sentiram afetados nesse último semestre?


Paulo - “Muitos alunos estão se sentindo afetados sim. Por exemplo, muitos reclamam ter que pagar a mensalidade de curso presencial e ter aulas on-line.”

Franciane - “Muito! Estamos perdendo aulas práticas essenciais.”

Poderíamos dizer que para um "fechamento de aprendizado" a quarentena afetou os alunos?


Paulo - “Afetou muito. Como disse anteriormente, as aulas práticas fazem e nos farão muita falta no futuro.”

Franciane - “Infelizmente para nós que estamos no último semestre, afetou muito! Pois perdemos muitas aulas essenciais que foram substituídas por outras não são tão importantes.”


Os alunos podem ter visões diferentes de acordo com os cursos. Agora é preciso compreender o momento e ir atrás das práticas não vivenciadas.

Comentários


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page