top of page

SUPREMACIA DO FUTEBOL BRASILEIRO NA AMÉRICA DO SUL

  • Foto do escritor: Franklin Rocha
    Franklin Rocha
  • 12 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Franklin Rocha



As finais das Copas Libertadores e Sul-americana serão disputadas pela primeira vez por equipes do mesmo país, no caso, o Brasil. Flamengo e Palmeiras e Athletico e RB Bragantino são os protagonistas destes duelos.


Que o Brasil é o país do futebol, isso ninguém tem dúvidas. E isso pode ser evidenciado na atual temporada. 2021 está sendo o ano em que as equipes brasileiras estão se destacando ainda mais no cenário internacional. Nos campeonatos nacionais, mostra-se um domínio de Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras. Exceto o Verdão, que não disputa mais a Copa do Brasil, Galo e Mengão estão na briga pelas duas competições: Brasileirão e Copa do Brasil. Em contrapartida, está na final da Libertadores da América, juntamente com o Flamengo.


Os times mais badalados da atualidade, multicampeões nos últimos anos chegam à decisão com muita vontade de levantar o troféu. Ambos estão em busca do tricampeonato. O Verdão, além de 2020, também foi campeão em 1999. O Flamengo, por sua vez, venceu em 1981 e 2019. Irão fazer a quarta final entre equipes do Brasil no torneio continental, a segunda consecutiva. O Palmeiras esteve na anterior, onde enfrentou o Santos e conquistou a América pela segunda vez. As outras duas aconteceram em 2005 entre São Paulo e Athletico, São Paulo campeão e 2006, quando o Internacional derrotou o tricolor e conquistou a competição pela primeira vez.



Será um grande jogo. A rivalidade entre as equipes se intensificou nas últimas temporadas, tendo em vista seus desempenhos nas competições disputadas. Ambas têm um super elenco e treinadores capacitados e experientes. Renato Gaúcho vai pra sua terceira final de Libertadores.


Ele se iguala a Felipão e Telê Santana, que também chegaram três vezes à decisão. Provavelmente superará essa marca e se tornará o treinador brasileiro com mais finais, pois ainda tem muito tempo pela frente e é um excelente técnico. Renato foi campeão com o Grêmio em 2017 e vice com o Fluminense em 2008.


Do outro lado, o português Abel Ferreira vai para sua segunda decisão e consecutiva. Tendo alcançado êxito na temporada passada, tenta repetir o feito e levar o Palmeiras ao terceiro título. E se permanecer treinando o Alviverde ou qualquer outro clube brasileiro, tende a chegar em muitas outras.


RB Bragantino chega a sua primeira final Internacional


Após a parceria firmada com a Red Bull em 2019, o Bragantino vem em constante ascensão. Campeão da série B naquele ano com algumas rodadas de antecedência, em 2020 começou mal a disputa da série A. Figurando na zona de rebaixamento nas primeiras rodadas, o técnico Felipe Conceição foi demitido. O time contratou Maurício Barbieri e fez uma ótima campanha, terminando na nona posição, levando-o à disputa da Sul-americana, seu primeiro torneio internacional. E a campanha foi espetacular, levando-o à finalíssima.


Artur é destaque da equipe, marcou 7 gols até o momento, o último foi marcado na vitória por 3 a 1 no jogo da volta da semifinal diante do Libertad. O trabalho da equipe comandada por Maurício Barbieri como um todo é muito bom e não à toa o time encontra-se nessa situação no momento. Uma parceria que deu muito certo e pode dar ainda mais nos próximos anos.



O adversário nesta final será o Athletico, time que também vem se destacando nos últimos anos. Conquistou esta competição em 2018 e a Copa do Brasil em 2019 e está sempre figurando na parte de cima da tabela do Brasileirão. Sendo assim, chegou a esta decisão. Após alguns tropeços no Brasileirão, a equipe acabou demitindo o técnico António Oliveira e contratou Alberto Valentim. Ele será o comandante nesta decisão. O time conta com atletas experientes como o atacante Renato Kayser, Nikão, Thiago Heleno e jovens como Bissoli, David Terans e também o atacante Pedro Rocha, recém contratado.


Sem dúvida vai ser um jogo muito disputado, tendo em vista a qualidade das equipes. Estarão frente a frente treinadores jovens que buscam sua consolidação no futebol. Barbieri, com seus 40 anos, já está há mais de um ano no comando do RB Bragantino e nada melhor que um título para consolidar o bom trabalho apresentado até aqui. Alberto Valentim, 46, já passou por alguns times do futebol brasileiro, mas ainda não conseguiu um trabalho com êxito em um. Este é o momento para ele se destacar, levando o Furacão a mais um título.



 
 
 

Comentarios


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page