top of page

Vamos falar sobre Rock in Rio

  • Foto do escritor: Franklin Rocha
    Franklin Rocha
  • 30 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Rock in Rio: O sucesso do festival que ultrapassou fronteiras e é hoje uma marca global



Franklin Rocha



O Rock in Rio completou 36 anos de história, 20 edições, mais de 2.300 artistas, 10 milhões de pessoas na plateia, 12 milhões de fãs digitais, mais de 200 mil empregos gerados. Esses são alguns dados extraídos do site oficial do evento. Alguém tem alguma dúvida que o Rock in Rio é um sucesso? Os números mostram a grandeza do festival, considerado um dos maiores do mundo.

O Rock in Rio teve sua primeira edição no ano de 1985, período no qual o país passava por intensas transformações. Acabara de sair de um regime militar e buscava consolidar-se como uma democracia. O comunicador e empresário Roberto Medina conseguiu na ocasião fazer o Brasil sediar o maior evento de música da América do Sul. Foram 10 dias de festival e muita emoção. Naquela ocasião, estiveram presentes 1 milhão e 380 mil pessoas na plateia e 31 artistas(nacionais e internacionais) se apresentaram num super palco montado na cidade do rock. O ponto alto desta edição foi o momento em que o público cantou o sucesso ‘’Love of my life’’, da famosa banda britânica Queen, com o inesquecível vocalista Freddie Mercury. Também se apresentaram AC/DC, Ozzy Osbourne, Nina Hagen, entre outros.


A segunda edição do evento ocorreu em 1991 entre os dias 18 e 27 de janeiro. Bandas como Guns N´ Roses, Megadeth, o cantor inglês George Michael e bandas nacionais como Titãs, Capital Inicial, Roupa Nova e outras se apresentaram neste ano. Os shows foram no Maracanã, que foi adaptado para receber o festival.

Dez anos depois aconteceu o Rock in Rio III. Em 2001 uma nova Cidade do Rock foi construída e durante os dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro, passaram pelo palco principal atrações como Guns N´ Roses, Sepultutura, Red Hot Chilli Peppers, Iron Maiden, Britney Spears, Sandy e Junior, Kid Abelha, Daniela Mercury, Milton Nascimento e muito mais. Além de contar com tendas alternativas que tocavam outros estilos musicais, esta ganhou o título ‘’Por um Mundo Melhor’’. Na abertura, foram feitos cinco minutos de silêncio e às 19 horas daquele dia três mil rádios e 522 TVs silenciaram. Também os sinos ecoaram e pombas brancas foram libertadas, pedindo pela liberdade e paz mundial.


Em 2004, o Rock in Rio expande suas fronteiras. Acontece em Lisboa o primeiro festival fora de solos tupiniquins. O velho continente sedia o evento pela primeira vez e em seis dias recebeu diversos artistas do cenário internacional, cantores locais e brasileiros como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Charlie Brown Jr.

Dois anos depois, mais uma vez Lisboa recebe o evento. Com shows de Ivete Sangalo, Jota Quest, Guns N´Roses, Red Hot Chilli Peppers, Shakira, Pitty e artistas locais, foram cinco dias de festa.

O sucesso foi tanto que em 2008 Portugal recebeu novamente a festa e passaram o bastão para os vizinhos espanhóis. A cidade de Madrid foi a escolhida e lá se apresentaram nomes como Lenny Krevitz, Shakira, Bob Dylan, Manolo García e Estopa.


Os europeus realmente gostaram do festival. O sucesso no velho continente fez com que dois anos depois, em 2010, o Rock in Rio voltasse a acontecer. Em Lisboa, na quarta edição, Miley Cyrus foi a principal atração naquele ano. Já em Madrid, Rihana, John Mayer, Bon Jovi e outros fenômenos da música mundial fizeram a alegria de milhares de fãs. Em 2012, os espanhóis tiveram mais uma edição, a última. Enquanto Lisboa recebeu o gigante no mesmo ano, em 2014, 2016 e 2018.


De volta ao Rio de Janeiro, em 2011, dez anos após o último realizado em solo brasileiro, veio para ficar. Os fãs esgotaram os 700 mil ingressos em 4 dias. Em 2013 uma edição emocionante na qual diversos artistas do rock nacional prestaram uma belíssima homenagem ao saudoso Cazuza, que foi uma das atrações principais no primeiro Rock in Rio em 1985.

Na comemoração dos 30 anos(2015), duas edições: uma em Las Vegas(a primeira na América do Norte) e outra, é claro, no Rio. O ponto alto foi um lindo parabéns na abertura e uma homenagem à Cássia Eller.

Em sua 18° edição, foram muitas as emoções vividas. Uma nova Cidade do Rock foi inaugurada, tomando o parque olímpico e dobrou o espaço ocupado anteriormente. Esse novo espaço trouxe consigo outras novidades como A Rock Street Africa, o Digital Stage, o Gourmet Square e a Game XP.

No ano de 2019, maior e melhor Rock in Rio de todos os tempos. Bateu todos os recordes, a Cidade do Rock foi aumentada em 60.000 m2, nove palcos foram montados, 300 horas de música, 250 atrações e diversas novidades. Algumas das atrações que se apresentaram no palco Mundo, o principal, foram: Drake, Foo Fighters, Raimundos, CPM 22, Bon Jovi, Ivete Sangalo, Iron Maiden e Scorpions.

A próxima edição está marcada para setembro de 2022. Não fosse a pandemia, era pra acontecer este ano. Mas frente ao atual cenário, está programado para os dias 2,3,4,8,9,10 e 11 de setembro. E os organizadores já estão trabalhando para garantir mais um ano de sucesso para o festival. Vários artistas já foram confirmados para se apresentarem no palco mundo. Dentre eles estão: Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth e Sepultura, no primeiro dia, conhecido também como o Dia do Metal. No dia 4, domingo, os astros da música pop Justin Bieber e Demi Lovato irão cantar seus hits para os brasileiros. Estes, inclusive, vão dançar muito ao som de Iza. A diva brasileira se apresentará pela primeira vez no palco principal do evento e mostrou seu contentamento nas redes sociais. Ao postar uma foto de 2011 a cantora escreveu a seguinte legenda: “Há 10 anos atrás eu não sabia o que estava por vir e esse palco já significava muito pra mim’’.Por fim, no dia 11, Ivete Sangalo vai levantar a poeira da cidade maravilhosa e até lá novos nomes e muitas novidades devem ser divulgadas.


https://rockinrio.hleranafesta.com.br/rock-in-rio-lisboa-2004.htm

https://www.oriodejaneiro.com/rock-in-rio-2001/

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/rock-in-rio/2019/noticia/2019/04/01/rock-in-rio-2019-anuncia-atracoes-do-palco-sunset-e-completa-programacao-do-festival.ghtml

https://www.terra.com.br/diversao/demi-lovato-justin-bieber-e-mais-confira-os-artistas-confirmados-para-o-rock-in-rio-2022,a6e4f299ea9e4eb286761670e51883d8jdneqwvr.html



 
 
 

Comments


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page