O CAMINHO DE GRANDE SUCESSO DO PALMEIRAS
- Duylo Alcântara
- 15 de abr. de 2021
- 4 min de leitura

O Palmeiras conquistou um grande feito na temporada de 2020 no futebol, que foi a conquista de três títulos, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Libertadores, então merece um certo destaque.
Alcançar tanto sucesso é algo difícil, se tratando principalmente do Brasil onde há uma constante busca por resultados rápidos. A troca de técnicos é algo muito comum durante uma temporada, isso acontece muito porque os clubes contratam técnicos sem ao menos tentar entender o que fazem, há sempre uma busca por um grande salvador, não existe um modelo a se seguir, uma ideia já definida do que buscar, coisas assim impactam também a formação de jogadores e outras coisas mais. Achar que só o resultado importa no futebol é um dos grandes exemplos que causam tanta bagunça por aqui, times que rapidamente ganham um título e logo em sequência estão brigando para não serem rebaixados, variações de temporadas boas e horríveis logo em seguida, etc.

Erros:
Para conquistar tanto sucesso geralmente você erra muito até aprender, com o Palmeiras não foi diferente, o clube passou por diversas situações de escolhas ruins, sempre
seguindo os passos do que foi dito agora pouco e no ano de 2020 também, muito pela escolha equivocada de Vanderlei Luxemburgo, ganhou o paulistão é verdade, mas a equipe não entregava um bom desempenho, apenas o que todos olhavam que era o resultado, que não duraria muito tempo.
Rapidamente ao chegar Luxemburgo trouxe um ajuste bom que foi o defensivo, a forma de marcar da equipe dificultava muito bem o adversário de construir algo no ataque, só que ofensivamente o time não desenvolvia bem, a dificuldade de criar chances era clara, os laterais abertos não geravam perigo e a movimentação pelo meio não rendia muitas jogada. O Palmeiras muitas vezes ficava à mercê da bola parada ou de cruzamentos sem trabalhar muito a bola, uma das únicas formas de atacar do time que funcionavam, inclusive o gol da final do paulistão vem através disso. Com o passar do tempo até os próprios jogadores percebiam que algo teria que mudar, porém Luxemburgo não parecia ter a capacidade real para realizar a mudança, o time seguiu assim até que a eficiência defensiva diminuísse e então com uma sequência ruim de resultados, a demissão ocorreu.
O erro é a escolha inicial, Luxemburgo fez muita história, mas não se deve escolher um treinador por história e sim pela sua capacidade atual, por ideias que combinem com as características dos jogadores também, assim a longo prazo construir algo que dê um bom desempenho com bons resultados.
Acertos:
Não é por ser europeu que significa que é bom, mas a escolha pelo português Abel Ferreira foi muito acertada, nesse caso a forma que ele conduzia seus antigos times jogarem, fazia sentido com o que os jogadores do Palmeiras tem capacidade de mostrar, olhando por cima a pessoa realmente pode não entender muito bem, mas os diversos problemas antigos da equipe foram sendo consertados, os jogadores começaram a pressionar e fechar todos os espaços próximos do portador da bola adversário, assim impedindo eles de avançarem e os forçando ao erro, no ataque agora o time avançava de forma direta, com passes bem verticais aproveitando sempre a marcação do adversário aberta, aproveitando ao máximo a velocidade de seus jogadores.
Bons exemplos seriam o da constante saída de Luiz Adriano para puxar a marcação e abrir espaços para Rony e outros ocuparem. Rony talvez o grande destaque da mudança, antes usado sempre para tentar quebrar a marcação montada e partir para cima, agora combinando mais com o que gosta de fazer e só receber nos espaços abertos ou em ocasiões de 1 contra 1. A mudança de Marcos Rocha que fazia praticamente um papel de terceiro zagueiro, tanto para realizar a saída de bola, quanto no momento que o time se montava para se defender, além de diversas alterações de acordo ao adversário para manter o bom nível da equipe como na goleada sobre seu maior rival Corinthians, por 4 a 0, deixam claro a evolução que o time teve com a chegada de Abel.
Graças às mudanças que ocorreram, o Palmeiras conseguiu ser campeão da Copa do Brasil, sem praticamente dar chances ao Grêmio em ambos os jogos, além de uma grande conquista da Libertadores, com o destaque para o 3 a 0 sobre o River Plate na Argentina.

Enfim, não é por acaso que as coisas acontecem, nem existe uma maneira só de jogar, mas existem formas a se seguir para que se alcance grandes desempenhos e resultados, Abel ainda tem muito trabalho pela frente com essa equipe, como é sempre bom dizer no futebol não há como só vencer, pois qualquer estilo de jogo tem alguma falha, é impossível ter algo sem erros, mas é possível fazer o máximo para corrigir eles. A única ressalva que pode ser dita de maior preocupação, foi o futebol do Palmeiras que demonstrou problemas durante o Mundial de Clubes, da mesma forma que o time produz jogadas de ataque rápidas está sujeito a errar mais e isso rendeu ao clube o quarto lugar na competição, não é algo para se lamentar, é natural que problemas aconteçam e com o devido tempo Abel pode ir corrigindo eles, ter o mesmo sucesso nessa nova temporada é muito difícil, mas com certeza o Palmeiras vem como um dos grandes favoritos para ganhar mais títulos após tão incríveis conquistas na última.
Yorumlar