A Retomada da Libertadores
- Editoria de Esportes
- 9 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Após um período de 6 meses a maior competição das Américas está de volta.

Imagem de domínio público
Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conmebol Libertadores ficou parada por mais de 180 dias. A forma que as entidades encontraram para o retorno da competição foi através dos protocolos de segurança da OMS, porém, por se tratar de esporte, foi necessário acrescentar mais algumas medidas de segurança.
Como é uma competição continental, a Conmebol investiu cerca de R$ 500 milhões para fretar voos para as equipes e custear os testes de Covid-19.
As normas da OMS para o retorno da competição são as seguintes: jogadores com a temporada 37,4 serão vetados de entrar no estádio, água e isotônico serão individuais, as camisas não poderão ser trocadas, delegações com no máximo 50 pessoas, e a bola será desinfetada todas as vezes que sair do jogo.
No início da competição, no mês de janeiro eram oito times brasileiros que estavam em disputa, porém, o Corinthians foi eliminado na primeira fase conhecida como ‘Pré-Libertadores’ para o Guaraní-PAR, restando apenas sete times, que são: Atlhetico-PR, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Flamengo.
O Flamengo que defende o título e forma o Grupo A, junto com Indepiendente Del Valle-EQU, Barcelona-EQU e Junior Barranquilla-COL.
Já no Grupo B, temos a presença do Palmeiras, que almeja a conquista do seu segundo título, tendo em seu grupo Bolívar-BOL, Guaraní-PAR e Tigres-ARG.
O Atlhetico-PR se faz presente no Grupo C, juntamente com Colo-Colo-CHI, Jorge Wilstermann-BOL e Peñarol-URU.
O Tricolor paulista junto com o atual vice-campeão, River Plate-ARG, LDU-EQU e o estreante Binacional-PER formam o Grupo D.
O Grupo E, considerados por muitos o “grupo da morte” vem formado por América de Cali-COL, Universidad Católica-CHI e nada mais e nada menos que Grêmio e Internacional. Lembrando que é a primeira vez que acontece um Gre-Nal em Libertadores.
E finalizando com o Grupo G, temos o Santos que busca a sua quarta conquista e tem de adversário o Olimpia-PAR, Defensa y Justiça-ARG e Delfin-EQU.
A Conmebol libertadores reúne grandes equipes do Continente, e muito investimento financeiro e tradição nesta edição. Temos alguns times em destaques, principalmente os brasileiros e os argentinos, especificamente Boca Juniors e River Plate. Porém não podemos esquecer daqueles times “coadjuvantes” que mostram um futebol moderno e vistoso, que podem surpreender e ir longe na competição, como o Indepiendente Del Valle-EQU, treinado pelo jovem treinador Miguel Angel Ramirez.
Dentro dos brasileiros podemos destacar Internacional, Grêmio e Santos com tradição, Palmeiras, São Paulo e Flamengo que além de tradição, vem sempre fazendo grandes investimentos nas últimas temporadas para chegar à “Glória Eterna”. Já o Atlhetico-PR, um time que vem em ascensão, e quer repetir a boa campanha igual ao ano de 2005 no qual foi finalista da competição, perdendo o título para o São Paulo.
Lembrando que o time paranaense, chegou a essa edição da Libertadores através da conquista da Copa do Brasil de 2019, que deu o acesso direto a fases de grupos.
Para evitar aglomerações e por medidas de segurança, todos os jogos serão de portões fechados, independente se no país que ocorrerá a partida esteja liberado a presença do público. O torcedor que quiser acompanhar o seu time do coração, terá que assistir de longe. Porém com uma novidade, tradicionalmente a competição era transmitida pela Rede Globo (canal aberto), e pelos seus canais fechados SporTv e FoxSports. Entretanto, ocorreu uma mudança nas transmissões, a Globo que sempre teve um monopólio agora sofreu uma derrota, perdendo os direitos para o SBT. Então agora temos os seguintes canais detentores: SBT, FoxSports, Pay-Per-View da Conmebol, (BandSports) com acordo com a Claro TV e SKY. Facebook Watch, também manteve o direito exclusivo dos jogos de quinta-feira.
Com a paralisação dos jogos, o calendário foi estendido até o ano de 2021, especificamente no mês de janeiro. As datas estão previstas entre 23 a 28. A final será realizada em jogo único no estádio do Maracanã.
Comments