ESSA FOI PARA VOCÊ, KOBE
- Editoria de Esportes
- 30 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Por: Gabriel Oliveira, Mateus Melillo, Vinicius Moscardi e Wesley Campos
Em temporada atípica, Lakers chega ao 17º título.
Na temporada 2020 da NBA em meio a Pandemia do Covid-19, e com muitos protestos e reivindicações dos atletas. Los Angeles Lakers conquistou mais um campeonato sob o comando do astro Lebron James,mas para contarmos essa história temos que pontuar alguns acontecimentos.
Podemos dizer que tudo começou no dia 26 de janeiro de 2020, quando o ídolo dos Lakers o ex-jogador Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero, juntamente com a sua filha Gianna Bryant, de apenas 13 anos. A tragédia foi uma comoção mundial, e gerou diversas homenagens de várias personalidades e entidades, para um dos maiores atletas da história do basquete.
Além disso, o ano ainda reservou várias outras tragédias para o mundo. O novo coronavírus veio para mudar a vida “normal” como conhecemos, e paralisar o esporte mundial.
A NBA, parou no dia 11 de março de 2020. Para que fosse retomada, era necessário se pensar em um modo de se evitar a proliferação do vírus, e manter a saúde dos atletas e comissão técnica dos times. Então à entidade decidiu criar uma espécie de “bolha”, a NBA Bubble, no complexo de Resorts da Disney, na Flórida. Essa estrutura foi baseada para o combater a pandemia aliás método mais eficaz no esporte, porém números provam isso.

Números relatados pela conferência da NBA, em relação a “bolha”
Dados: Infoesporte. Ilustração: Maria Ingrid
Um outro fato que chamou a atenção nessa temporada, foi o posicionamento político dos jogadores, após o assassinato do afro-americano George Floyd, pelo Policial Derek Chauvinn, na cidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Por um ato de racismo, que gerou uma proporção gigantesca ao movimento, ‘Black Lives Matter’. Durante a temporada, o jogo entre Milwaukee Bucks e Orlando Magics, foi adiado após um consenso comum entre os atletas para não entrar em quadra. em protesto aos atos racistas liderados por Lebron James, atualmente maior estrela da NBA.

Jogadores do Lakers fazendo protesto e apoiando sobre o movimento contra atos racistas.
Imagem de: Sportbuzz. Disponível em: https://sportbuzz.uol.com.br/noticias/basquete/volta-da-nba-e-marcada-por-protestos-do-movimento-black-lives-matter.phtml. Acesso em 27 de outubro de 2020.
O time campeão Lakers, obteve na temporada regular: 52 vitórias, e apenas 19 derrotas, se classificando com certa facilidade na Conferência Oeste. Nos playoffs o time de Los Angeles fez 4 a 1 no Portland Blazers, passou por Houston Rockets, com o mesmo resultado, e fez 4 a 1 no Denver Nuggets, assim indo para a final do campeonato. Chegando na grande final, com jogos disputadíssimos, venceu por 4 a 2, o Miami Heat de Jimmy Butler. Colocando assim mais uma flâmula de campeão de Staples Center.
Comments