top of page

NOVEMBRO AZUL: A IMPORT NCIA DO EXAME NA VIDA DOS HOMENS

  • Foto do escritor: Lorena Lopes
    Lorena Lopes
  • 18 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

A dificuldade em quebrar um tabu que muitos homens conhecem, mas que é essencial, no Brasil o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes em homens, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata todos os dias, e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença conforme os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer)


Imagem de domínio público.


O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, logo depois do câncer de pele, que geralmente ocorre em idosos, 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.


A única forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce, mesmo sem sintomas. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações como, a rigidez da glândula e presença de nódulos suspeitos, e também se for preciso fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).


Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de colo retal. Alguns exames poderão ser solicitados se houver suspeita da doença, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo exame de ultrassom trans retal.


A melhor forma de tratamento indicada vai depender de alguns aspectos, tais como: estado de saúde, estadiamento da doença e expectativa de vida. Nos casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual, periodicamente se faz um monitoramento da evolução do câncer, intervindo se houver alguma progressão.


Converse sempre com seu médico urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos, a detecção e o tratamento precoces salvam vidas.

Há alguns fatores de risco que precisam ser analisados tais como: histórico familiar de câncer de próstata, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer, obesidade.


Manter hábitos saudáveis é uma das principais formas de evitar o câncer de próstata, assim como os outros tipos da doença. Isso inclui ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, segundo a ABRAN ( Associação Brasileira de Nutrologia baseada em evidências científicas, defende que alimentação saudável, exercício físico e manutenção do peso são os pilares na prevenção do câncer de próstata.

Comments


          Receba nossas atualizações!

Obrigado pelo envio!

© 2020 por ID Universitário. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
bottom of page